Canicross - Corra com seu cão


O que é Canicross?

Canicross nada mais é do que uma corrida do tipo cross country (corrida em terreno irregular) com seu cão. O dono utiliza um cinto com uma guia elástica ou com amortecedor (shock absorver) que é atrelada ao peitoral do cão (arnês), pode ser praticado com um ou dois cães.

Quem pode praticar o esporte?

Todos podem praticar o esporte desde que tenham condições físicas, para isso consulte seu médico e um médico veterinário para saber se  ambos estão aptos. Cães de qualquer raça podem praticar o esporte desde que seja observado as particularidades de cada raça, crianças também podem participar desde que tenha condições de controlar o cão.


Quais equipamentos são necessários?

Nenhum equipamentos especial é obrigatório, mas existe equipamento próprio para a prática do esporte.
Cinto de canicross: É um cinto utilizado pelo dono/condutor mantendo as mãos livres durante a prática do esporte.
Arnês (modelo x-back): É um peitoral específico para tração, que se estende por todo o corpo do cão, o modelo x-back é o modelo de arnês mais versátil também é utilizado para mushing (tração de trenós ou kart), existe um  modelo específico para canicross um pouco mais curto.
Guia com Amortecedor ou Guia com Shock Absorver: Shock Absorver é um amortecedor para prática de esporte de tração para evitar trancos, no canicross é utilizado tanto para evitar trancos no condutor quanto no cão também existem guias que são elásticas.

Leia mais sobre equipamentos em Equipamentos e seus usos.




Cuidados a serem observados

Outra informação importante é que NÃO SÃO TODOS OS CÃES QUE PODEM PRATICAR ESPORTES ou corridas de longa duração. Existem restrições aos cães braquicefálicos ou "cães de focinho curto". Cães de pequeno porte geralmente cansam mais rápido do que cães de médio e grande porte. Fique atento às necessidades de cada raça, portanto, procure um médico veterinário de sua confiança e faça os exames necessários para saber se seu cão está apto a praticar esportes. 
Procure lugares livre de circulação para praticar o esporte.
Evite pistas de asfalto, prefira sempre pistas de terra ou grama. Pistas de asfalto absorvem  muito calor e não absorvem o impacto.
Pratique o esporte em climas amenos, não pratique com calor excessivo. Leve sempre bastante água e caso o cão esteja cansado pare e faça um descanso.
Após os passeios faça uma revisão no seu cão, olhe embaixo de todas as patas, verifique se não apresentou dor em nenhuma articulação.
Não alimente seu cão antes dos passeios.
Inicie gradativamente e sempre observe seu cão, caso ele esteja cansado pare, afinal de contas tem que ser prazeroso para todos.



Para conhecer mais os produtos para a prática de Canicross, acesse a loja virtual da NOSTRO PET Equipamentos para Canicross.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAÇAS DE CÃES DE ORIGEM JAPONESA

CÃORIOSIDADES NOSTRO PET CANICROSS: CÃES PELO MUNDO - ROMA ANTIGA

Bikejoring - Uma derivação do Canicross