Equipamentos e seus usos

Várias pessoas já vieram perguntar mas o que era necessário para praticar esportes de tração com seu cão e se tinha que comprar equipamentos diferentes no caso de praticar mais de um esporte. Segue abaixo os principais equipamentos e uma breve explicação de cada um deles. O mais importante é que seu cão utilize os equipamentos corretos e confortáveis, para que não prejudique a sua saúde.

ESCOLHER O EQUIPAMENTO CORRETO É O PRIMEIRO PASSO!

Arnês: É o peitoral apropriado para a pratica de esportes de tração. Abaixo a foto dos três principais tipos de arneses, há ainda modelos diferentes porém mais utilizados por profissionais que participam de competição, geralmente eles possuem uma pequena modificação para determinada raça, como eurohounds por exemplo. De acordo com vários mushers o importante é que seja resistente e confortável para o cão, a maioria dos arneses utilizados em cães de competição é o modelo comum (x-back) com um pouco mais estofado no peito.

Modelo X-Back: Utilizado para a prática de canicross, skijoring, bikejoring, tração de trenó, triciclo, scooter.


Arnês X-Back


Modelo Weight PullingArnês Weight pulling é utilizado para uma modalidade que consiste em o cão puxar determinadas cargas ao longo de um curto percurso em linha reta. É uma adaptação moderna do trabalho dos cães de tração e de trenó, em que os cães eram usados como animais de transporte de cargas.




Arnês Ajustável Bretelle: Modelo utilizado para a pratica de canicross, a principal diferença é ser menor e ter a opção de ajustar. Algumas pessoas preferem esse arnês por ter a opção de ajuste e outras preferem o X-Back por garantir o conforto ao cão, pois não possui fivelas.





Arnês Bretelle Ajustável

Veiculos 

Abaixo os principais veículos utilizados.

Trenó: Há diversos modelos esse é o mais simples e clássico, as diferenças mudam de acordo com a utilização, corridas, lazer, etc.





Triciclo (sentado): Utilizado onde não há neve, possui três rodas. Este modelo o condutor vai sentado e não é utilizado em competições. O triciclo da foto foi o primeiro feito pelo Anderson Costa e foi utilizado no Sled Day Brasil I e II.



Triciclo (em pé): Utilizado onde não há neve, possui três rodas se tornando mais leve, isso possibilita a utilização de um menor número de cães. Este modelo o condutor vai em pé e é usado em competições. 


Kart de um lugar: mais instável que o triciclo, recomendado a utilização a partir de quatro cães.





Scooter: Patinete para ser utilizado em diversos terrenos, recomendado a utilização com no máximo dois cães.



Cintos: Utilizado para a pratica de canicross e skijoring.

Cinto de Canicross: A principal diferenças entre os modelos disponíveis é o material, bolsos e suporte para água.









Cinto de Skijoring: Possui cintas para prender nas pernas do condutor e manter o equipamento na posição correta, sem que suba na cintura. Este mesmo modelo de skijoring também é utilizado para a prática de canicross.







Acessórios: Veja abaixo alguns outros acessórios.

Este acessório é fixado na bicicleta e utilizado para práticar bikejoring.

Bikejoring Converter Nostro Pet.



Sapatos: São usados para proteger as patas dos cães é feito de material resistente com sola emborrachada. Geralmente é utilizado na neve para evitar lesões causadas pelo frio extremo, também é usado quando o solo é demasiadamente irregular e pode conter algo que machuque as patas dos cães.




Guia com amortecedor: É usada para prática de canicross, mas também pode ser usada para bikejoring, passeios e até mesmo skijoring. Permite absorver o impacto tanto nas costas do condutor quanto no corpo do cachorro.
Existem dois modelos, um em que o amortecedor ou shock absorber é separado da guia, podendo ser utilizado individualmente e no outro modelo a guia é acoplada ao amortecedor, como no caso da guia shock line.





Coleira: É usada não apenas para a identificação do cão ou para atrelar um cão no outro em caso de corrida com dois cães. É colocada a coleira em ambos os cães, uma corda (neckline) é usada para unir os cães pela coleira, em breve postaremos mais informações sobre a formação dos cães.
Os modelos com forração em neoprene proporcionam maior conforto e evitam alergias ou lesões no cão.





Acessehttps://www.nostropet.com/ e conheça os acessórios ideais para iniciar a prática de Canicross com seu amigão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAÇAS DE CÃES DE ORIGEM JAPONESA

CÃORIOSIDADES NOSTRO PET CANICROSS: CÃES PELO MUNDO - ROMA ANTIGA

Bikejoring - Uma derivação do Canicross